terça-feira, 29 de maio de 2012

CPI do Tráfico de pessoas reúne várias autoridades em Natal


Presidente e vice da CPI do Tráfico de Pessoas, aberta no Senado, os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Paulo Davim (PV-RN), foram as estrelas desta segunda-feira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Eles trouxeram ao RN uma audiência pública para tratar sobre o tema no Estado.
Presente à audiência, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou a criação de um Núcleo no Rio Grande do Norte para investigar e auxiliar no combate ao problema.
“Queremos encontrar caminhos e o governo tem a obrigação de criar mecanismos para enfrentar esse mal, que é o tráfico de pessoas”, disse Rosalba.
O desaparecimento de cinco crianças no bairro Planalto, em Natal, entre novembro de 1998 e dezembro de 2001, voltou à tona durante o debate na AL.
“Vamos exaurir todas as hipóteses de apuração desse caso”, declarou o senador Paulo Davim.
Outra ação da CPI é solicitar ao Tribunal de Justiça do RN que apresse o julgamento dos 9 processos que dormem nas gavetas.
Os senadores também vão solicitar ao presidente da AL, deputado Ricardo Motta, e ao presidente da Câmara, vereador Edivan Martins, que estimulem a criação de uma Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
“É uma grande satisfação receber o senador Paulo Davim e a senadora Vanessa Grazziotin para tratar de um tema tão importante para o Brasil e, principalmente, para o Rio Grande do Norte que enfrenta esse problema do tráfico de pessoas. Já realizamos, recentemente, uma audiência sobre prostituição infantil, outro grave problema do nosso Estado”, disse Ricardo Motta.
“Muitas pessoas acham que tráfico de pessoas está relacionado apenas ao tráfico de mulheres para exploração sexual. Mas vai além disso, pois abrange casos de tráfico de órgãos, adoção ilegal de crianças, trabalho escravo. São muitas as dificuldades para enfrentar esse problema”, explicou a senadora Vanessa Grazziotin.
Rosalba com Davim e Vanessa Grazziotin (Foto: Morais Neto)
Fátima Bezerra, Vanessa Grazziotin, Ricardo Motta, Paulo Davim e Fernando Mineiro (Foto: Márlio Forte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário