quarta-feira, 22 de maio de 2013

Comemoração: Paulo Paim parlamentar é autor de projeto de 2010, aprovado para ajudar estudante de baixa renda

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (22), o senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou o lançamento do programa Bolsa Permanência do governo federal, para ajudar estudantes de baixa renda no ensino superior. O parlamentar é autor de projeto de 2010 com o mesmo teor, que tramita no Senado, e considerou o benefício um avanço e uma "grande vitória" para os jovens.
O Bolsa Permanência é uma ajuda financeira de R$ 400 mensais a estudantes de baixa renda e R$ 900 a alunos indígenas e quilombolas. Para receber o benefício é preciso ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, estar matriculado em cursos de graduação com carga horária superior ou igual a cinco horas diárias, e não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar para se formar.
– Esse apoio vai ser fundamental para a sua formação, ou seja, alimentação, roupa, transporte, livros – destacou.
Paim é autor de um projeto (PLS 214/2010) que propõe bolsa de um salário mínimo, com contrapartida do bolsista por meio de prestação de serviços à União, com a duração de vinte horas semanais em regime de estágio. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) é o relator da matéria que está em exame na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
– Que bom que a gente vê que propostas que nós apresentamos lá em 2010, inspiraram o Ministério na criação de importantes programas como esse. A falta de possibilidade de custear a formação universitária já fez com que muitos jovens tivessem que abdicar do seu sonho – disse Paulo Paim.
O senador parabenizou os estudantes pela conquista desse direito e lembrou de quando era aluno do Senai e recebia auxílio de um salário mínimo.
– Foi dessa caminhada que surgiu esta proposta. Que bom que estamos avançando – afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário