quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Jardim de Angicos é pioneiro do RN a implantar o serviço de acupuntura no SUS

Visando proporcionar um novo método de tratamento, a Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Angicos implantou o serviço gratuito de acupuntura, um ramo da medicina tradicional chinesa, tido como um atendimento complementar.
Dra. Vanessa Penha fazendo o tratamento na paciente Maria de Lourdes Soares da Silva de 59 anos (Foto: Sezimar)
O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo. São trabalhadas as técnicas de acupuntura (auricular e sistêmica), florais de Bach e ventosaterapia.
A acupuntura é indicada em casos de queixas de dor, edema, limitação de movimentos e outros sintomas desencadeados pelas patologias das especialidades atendidas.
Na Unidade Integrada de Saúde, as sessões acontecem toda quarta-feira pela Dra Vanessa Penha. Ao todo são 50 pacientes atendidos e acompanhados semanalmente e já tem mais de 50 pacientes na lista de espera.
Além de tratar os problemas físicos, a acupuntura trabalha também os aspectos psicológico e emocional dos pacientes. “Depois da primeira ou segunda sessão, o paciente nota uma melhora no sono e diminuição da ansiedade”, explicou a médica.
Esse serviço foi implantado na cidade de Jardim de Angicos, graças a prefeita Suely Fonseca (PMDB) que com grande empenho e satisfação abraçou o projeto que é pioneiro no Rio Grande do Norte e propôs mais esse desafio no Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário